-
Arquitetos: OFIS Architects
- Área: 120 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tomaz Gregoric
Descrição enviada pela equipe de projeto. Diferentes tipos de casas rurais, casebres e estábulos criam pontos de referências tradicionais da paisagem rural eslovena. Infelizmente muito destes já não servem a seu propósito, portanto, encontram-se em mal estado.
Apenas ao abraçar as tradições que foram transmitidas por gerações pode-se garantir que a arquitetura vernacular eslovena não seja apenas símbolo nacional, como também parte integral do estilo de vida rural do país.
Revitalização de um antigo celeiro
O conceito converte um antigo celeiro em um loft deixando o aspecto exterior intacto, em contrate com a criação de uma nova casca de madeira interior.
Originalmente, o térreo servia de estábulo e o nível superior para a secagem e armazenamento de equipamentos e feno.
A rampa existente, que conduz ao terraço de madeira por cima da área de gados é mantida e serve como a entrada principal da residência. A antiga área de armazenamento externo, junto à entrada, é convertida numa varanda com vistas aos Alpes. Todos os revestimentos de madeira são mantidos, a única intervenção são perfurações por trás da janelas internas e abertura da varanda frontal.
Ao longo do principal volume, entre cada linha existente da estrutura de madeira são posicionadas área de estar, de jantar e dormitório. Os espaços auxiliares, como guarda-roupa, banheiro, sauna, lareira e cozinha são inseridos dentro da caixa de serviço deslocada no lado por trás da parede de pranchas verticais. Quarto de hóspedes é criado por cima do terraço, aberto como uma galeria para o espaço principal.
Toda a envoltória interior é realizada em abeto local escovado.